Wednesday 22 April 2009

Tapajos no Guardian




http://www.guardian.co.uk/society/2004/dec/08/environment.environment1

O planalto e as duas margens do Rio Tapajós…
...foram notícias nos últimos tempos no jornal inglês The Guardian (www.guardian.uk).
Recentemente Alter-do-Chão (www.alterdochao.com.br), do lado direito do rio, como umas das mais belas praias in the World.(http://www.guardian.co.uk/travel/2009/apr/15/beach-brazil-top-10)


Dois meses atrás Gil Serique! Eu mesmo! De Surucua (www.surucua.com), da margem esquerda (adoro a esquerda) do mesmo rio: Como o guia de uma das viagens tidas como mais interessantes na America Latina (http://www.guardian.co.uk/travel/2008/sep/14/southamerica.adventure)
Os passageiros eram Alex Bellos (www.alexbellos.com), escritor e correspondente do mesmo jornal no Rio de Janeiro, ele tinha uma copia do Futebol, the brazilian way; Robin que ralava pra BBC (www.bbc.uk) e se preparava pra cobrir a invasão do Iraque (www.presidentbush.com) (Ele não parecia muito feliz com isso não.).

Ruth, também da BBC que estava em uma das muitas lua-de-mel-permante com Roman, DJ e arquiteto londrino antes namorado, atualmente esposo e pai de um bebê provavelmente concebido durante a dita viagem. Estes pareciam bem felizes.com

Um brother, policial da Scotland Yard (Paul) que era muito legal e Beto Villares (www.ambulantediscos.com) um dos maiores músicos que tive a sorte de conhecer finalizava a lista de passageiros.

A tripulação era muito legal, mas só consigo também lembrar o nome da cozinheira: Dona Graça.com.br

A música vinha de um aparelho que o Alex levou. Tocava Rita Lee, o cd Let it be dos Beatles, Stevie Wonder no inicio da carreira ; Jorge Ben chegando com os alquimistas logo depois de tocarmos Song One sucedendo Happy Mondays, O debut album do Beto não parava por insistencia dos fans.

A gente jogava fribee nas praias durante a tarde e pela manhã saíamos logo depois de um café-da-manhã farto, para observar a vida selvagem e visitar povoados en route.
Uakari Preto, Guaribas entre outros primatas; Ariranhas, Botos, Preguiças e muitas aves estavam na lista de observados; muitas garrafas vazias; tinha ainda muitas cheias também.

Um dia a ressaca de uma das freqüentes piracaias levou-nos a dormir até á hora da próxima piracaia.
- Tudo bem, desde que não atrapalhe a próxima piracaia!
Alguem falou.

Barcelos parecia um SPA se comparado ao barco.
O Beto tinha finalizado o seu primeiro CD que tocava com freqüência a bordo. O barco tinha a atmosfera de um dos melhores pubs de Londres somado a um delicioso bar de MPB singrando o Rio Negro.

Alguém imaginou que poderia ser Deus brincando com um barquinho numa banheira.
- Passa a bola Romário!

- Putz! Devíamos ter trazido as minas de Manaus. Tudo bem deve rolar no destino e o destino era Barcelos onde a festa era dos nossos peixes.

O Alex termina seu texto assim: - O festival de Barcelos era barulhenta, caótica e eletrizante, ainda assim, de alguma forma ela não foi mais vibrante que a nossa viagem.


No comments: